Exposição Game On

Atenção amantes de videogame de São Paulo e adjacências!

Aproveitando o belo dia de sol que fez em São Paulo neste domingo, dia 11, fui com meu filho Mikhael e meu cunhado Marcelo visitar a exposição Game On no Museu da Imagem e do Som (MIS). Esta exposição, que teve início dia 10 de novembro e irá até dia 08 de janeiro de 2012, conta a história do videogame desde as primeiras máquinas até os lançamentos mais atuais. A exposição organizada pelo Barbican Centre, do Reino Unido existe há 10 anos, mas é a primeira vez que vem ao Brasil. As máquinas estão dispostas de forma cronológica: Ao entrar você se depara com os “dinossauros do game” e conforme vai avançando na exposição vai encontrando as máquinas posteriores até chegar ao segundo andar onde estão os jogos em rede, realidade virtual, Nintendo Wi, Playstation 3 e o novo Kinect.

Foi muito legal, muito emocionante mesmo. Relembrei de minha infância e juventude, revendo vários jogos, de épocas diferentes, que já não via a muitos anos: Pac-man, Donkey Kong, Zelda, etc. São ao todo 120 consoles nos quais você pode jogar. O regulamento diz que o tempo é limitado em 5 minutos por pessoa em cada console, mas como não tinha muita gente, deu prá brincar um bom tempo sem nenhum problema. Estão a disposição do público os antigos Fliperamas,  as consoles Atari, Dreamcast, Odyssey e até uma réplica do  Spacewar, um videogame de 1962 que rodava em um computador militar. Também tem informações sobre os desenvolvedores dos games, objetos raros, cartões de colecionadores, tudo sobre Pokémon e muito mais.

O que eu vi foi uma grande diversidade de estilos e épocas em um só lugar. Achei interessante que, ao contrário do que era de se esperar, enquanto muitos jovens preferiam os “dinossauros” como o Pac-man, os “tiozinhos” se aventuravam em games de última geração, mas todos lado a lado e em plena colaboração. Os jogos musicais, tipo Guitar Hero, são outra sensação. Muita gente querendo mostrar seu tino musical.

Se você gosta ou já teve um videogame no passado, ou se foi frequentador de Fliperamas, essa é uma boa dica. Se tem filhos, leve-os. Eles vão adorar e você também. Leve a esposa ou a namorada. Desperte a criança adormecida que existe dentro de você. A mostra vai somente até o dia 8 de janeiro. Não perca!

 

Local: Museu da Imagem e do Som (MIS) Av.Europa, 158, Jardim Europa.

O preço é R$10,00. Estudante paga meia.

Boas lembranças e bom divertimento!

Daril

About these ads

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s