Sonhos

Todos os homens sonham, mas não da mesma maneira. Existem aqueles que têm seus sonhos à noite, nos recônditos de suas mentes e, ao despertar, pela manhã, descobrem que tudo aquilo era bobagem. Perigosos são os homens que sonham de dia, porque são capazes de viver seus sonhos de olhos abertos, dispostos a torná-los realidade”.

Esta frase de Thomas Edward Lawrence – O Lawrence da Arábia – me faz pensar no relato bíblico de Marcos 10: 46 – 52, sobre a indagação de Jesus ao cego que encontrou à beira do caminho e que clamava “Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”. Jesus, nesta ocasião, como em muitas outras, perguntou: “Que queres que te faça?”. A princípio eu me questionava do porque da pergunta ao cego, pois me parecia óbvio que o que ele queria era enxergar. Hoje, todavia, entendo o porquê da pergunta de Jesus. Nosso Mestre quer que lhe expressemos nossos desejos, nossas ansiedades. Nossos sonhos.

O sonho é nosso, faz parte das nossas dores, necessidades, aflições, esperanças; é pertinente à nossa experiência. Não pode ser mensurado, nem comparado com o sonho de outrem, pois é individual. Único.

Havia em Israel muitos cegos. Eles permaneceram cegos. Mas aquele, à beira do caminho, à beira da sociedade, marginalizado pela própria multidão que seguia a Jesus, ousou crer em seu sonho. Assim, ninguém conseguiu fazer com que se calasse e o Mestre pôde, então, ouvi-lo. Mas, antes que seu sonho se realizasse, ele teve que confessar a Jesus o seu sonho: “Que eu veja!”

Deus quer que sejamos seus colaboradores. Precisamos, em primeiro lugar, crer em nossos sonhos, crer na vitória, crer em um dia melhor. Em segundo lugar: Clamar. Clamar àquele que pode dar vista ao cego. Em terceiro lugar confessar-lhe nossos sonhos, falar-lhe intimamente, de perto, aquilo que há em nosso coração. Contar-lhe nossas dores e mágoas. Nossos anseios. Mostrar-lhe o quanto precisamos da realização deste sonho.

Você vai continuar sofrendo com sonhos noturnos que se desfazem quando surge o dia da cruel realidade? Ou terá coragem de sonhar com os olhos abertos e clamar ao Senhor dos senhores?
Hoje o Mestre Jesus te pergunta: “O que queres que te faça?”

Por Daril Simões

Artigos relacionados:

Deus é Justo? Uma questão legal

Auxílio do alto

Um monstro chamado Solidão

11 thoughts on “Sonhos

  1. Interessante como sonhamos né Daril……As vêzes imaginamos coisas que queremos tornar realidade, porém, nosso sonho está embasado somente em nossos desejos carnais, temporais e materiais. Alguns chegam a dizer que ” é preciso ouvir a voz do coração e acreditar que o sonho pode se tornar realidade”. Mas a Bíblia Sagrada diz que
    ” o coração do homem é enganoso”. O cego primeiro precisou ouvir Jesus dizer “o que queres que eu faça”, ou seja, Jesus criou o fato, uma realidade para o cego que queria voltar à luz. Criou o fato através de sua Palavra, o que significa que antes da fé, vem o fato, depois pela fé, a concretização da Palavra dada por Deus. Realizar sonhos significa pedir a Deus por eles, quando Deus diz: “assim se faça, ou pergunta o que queres que eu faça” Ele está criando o fato através da Palavra, uma realidade que só dependerá da nossa fé para receber. Se Jesus não tivesse dito ao cego, “o que queres que eu faça, e não tivesse dado a Palavra para que ficasse curado da cegueira” o cego não poderia pedir nada e consequentemente receber nada. A fé vem pelo ouvir e não está ligada intimamente no vêr, como fez Tomé. Não é preciso primeiro ver para crer, mas ouvir a Palavra e crer somente, só assim a fé se manifesta através da materialização da Palavra dada por Deus. Por isso Deus não muda, e sua Palavra não pode ser mudada. Aquilo que Deus não diz não existe. Primeiro o cego pediu e acreditou, mesmo sem poder ainda vêr………
    Deus te abençõe Daril, nesse seu Ministério, e que vc seja sempre um instrumento nas mãos do Criador!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Jorge Neves/ Jornalista

    Like

    • Jorge, não somente ele, o cego, precisou crer que Jesus era quem poderia lhe dar a visão, mas teve que confrontar o seu íntimo, a sua vida toda (seus erros, seus pecados, a humilhação toda que vivenciou até este momento) e reconhecer em Jesus, por ter Este vindo de Deus, o único que poderia mudar a sua vida. Às vezes nossos sonhos não se realizam porque não são justos ou porque não somos honestos com Deus e conosco mesmos. Aquele cego teve um momento de profunda intimidade com Jesus, quando recebeu dele a pergunta: “O que queres que te faça?” Creio que foi um momento maravilhoso. Não somente pela cura dos olhos físicos, mas principalmente por ter os olhos espirituais abertos.
      Obrigado pelo comentário.

      Like

  2. Mas toda a minha vida venho lutando bravamente pelos meus sonhos. E a maioria tem se tornado realidade muito antes do que pensava. Por isso só tenho a agradecer e nada para pedir.abs

    Like

Leave a comment