Deus fala aos homens atualmente?

Esta é uma pergunta interessante e atual. Principalmente se for levado em conta que existem muitos movimentos religiosos que reivindicam para si a exclusividade de ouvirem a Deus de forma especial. Claro que ela não é dirigida aos ateus e céticos em geral. Esta pergunta deve ser dirigida para aqueles que crêem que existe um Deus amoroso e interessado no ser humano.

Quando pergunto se Deus ainda fala ao homem, estou indagando se existe uma comunicação inteligente do Criador para com a sua criatura de forma pessoal, individual.

Como cristão creio que Deus fala de forma geral e ampla através da Bíblia, indicando o Caminho a ser seguido pelo homem para sua salvação, segurança e paz. Há outras formas de Deus falar hoje?

Vivemos em um mundo cada vez mais incrédulo com relação ao cristianismo. Tenho conversado e debatido com muitos céticos. Eles desconsideram tudo o que se relaciona com o cristianismo.

Grande parte da culpa desta situação é dos próprios cristãos que criaram ambientes de falsa espiritualidade, onde as emoções são manipuladas de forma que se creia em tudo o que se é dito sem levar em conta o mau testemunho que os dirigentes demonstram em suas próprias vidas e sem levar em conta se o que está sendo dito está de acordo com a Bíblia.

O excesso de “profetas” não autorizados nos cultos evangélicos tem diluído a presença genuína do Espírito de Deus nestes ajuntamentos. Quando o homem fala em nome de Deus sem que Este o tenha enviado, então o Espírito Santo se cala. Parece-me que quanto mais são propagadas notícias de que “Deus está falando aqui!” menos Deus está realmente falando e quando Ele fala, as pessoas estão tão acostumadas com a “voz humana” que, simplesmente, descartam a voz de Deus.

Então chegamos a um dilema ainda maior: A questão não é se Deus fala ainda aos homens, mas sim se os homens estão interessados em ouvir a voz de Deus.

Muitos diriam “Eu gostaria de ouvir a voz de Deus!”, no entanto é bem provável que não estejam dispostos a deixar seus erros mais agradáveis. Então, isso seria como dizer: “Deus me fale, mas não me peça para deixar o que não quero deixar!”

Será que Deus pode falar a eles desta forma? Eu entendo que não! A Bíblia é a única revelação autorizada por Deus e se a Bíblia está sendo negligenciada é porque não querem de verdade ouvir a Deus. Querem um padrão religioso onde o homem tenha o domínio e sua sabedoria reine.

Creio que Deus pode falar fora da Bíblia, concedendo orientações quando há um propósito da parte Dele ou uma necessidade premente da parte dos homens ou ainda se, por motivo maior, a Bíblia estiver ausente. Existem centenas e até milhares de testemunhos de pessoas que receberam de Deus uma orientação em momento de grande necessidade.

Eu poderia dizer que Deus fala através de Sua criação, pois há nela uma harmonia que só não é maior pela presença do ser humano. Eu poderia dizer que Deus fala no silêncio de um coração quieto onde reina a paz. Eu poderia dizer que Deus fala através de nossos amigos verdadeiros e também através das circunstâncias. Eu poderia dizer, pois creio assim, que Deus em casos extremos fala verbalmente ao homem. Deus pode falar da forma que quiser! Ele é Deus e nada lhe é impossível. No entanto, é claro que Deus nunca falará algo contrário à sua Palavra registrada na Bíblia. A questão é: Estamos preparados para ouvir a voz de Deus?

Em 1Samuel 3, está registrado que a voz de Deus era escassa e o motivo desta escassez era o pecado dos sacerdotes. Deus, então, comissiona o jovem Samuel, pois Eli e seus filhos estavam longe da vontade de Deus.

Manipular a ação divina, dizendo coisas que Deus não disse é como presentear alguém com um cheque sem fundos. Temo que Deus passe a usar expedientes extremos para sensibilizar os profetas atuais como fez para com Balaão através de sua própria mula. Afinal é melhor uma mula falar a verdade do que um profeta falar o que Deus não disse!

Deus continua falando, mas os homens não estão escutando mais! Seus interesses particulares entram em conflito direto com a vontade de Deus e por esta razão não ouvem mais a Deus.

Devemos afinar os ouvidos de nosso coração para serem sensíveis à voz divina. Deus quer nos falar ainda hoje e poderemos ouvi-lo se deixarmos nosso egoísmo de lado! O que Deus tem para cada um de nós é muito maior e melhor do que tudo aquilo que o nosso egoísmo insiste em reter. Ouçamos a Deus!

Daril Simões

Advertisements

2 thoughts on “Deus fala aos homens atualmente?

  1. Prezado Daril, concordo plenamente com a suas colocações. Completo apenas que quando estamos em comunhão com Deus, ele fala não somente através da Bíblia mas também através de sinais, prodígios e maravilhas. Cabe a nós quando estamos na unção identificar a voz de Deus e do Espirito Santo. Vou contar um relato, numa certa vez vinha eu, minha esposa e os filhos no carro, derrepente senti no coração de parar uns 50 metros antes de manobrar a rua que vinha em sentido esquerdo e em 90 graus. No instante em que parei desceu um caminhão na maior velocidade vindo todo pela contra mão. Por segundos não ouve uma tragédia. “Livramento” e atenção ao comando do Sr. Se tivesse duvidado ou negligenciado, talvez não estivesse aqui agora contando este testemunho. Mas uma, neste fim de semana quando fomos a roça, senti no coração de pegar o caminho mais a direita no alto de uma subida que é uma rotatória de entrada e saída de uma cidade, me veio um carro na contra mão por pouco não nós pegou. Uma vez mergulhando estava brigando com um peixe arpoado a uns 10 metros de profundidade, o molinete travou e eu não queria saltar a arma. Sem respirar e já com a reserva de ar nos pulmões acabando, senti no coração “solte” larguei a arma senti literalmente duas mãos me segurando por trás do braço e me erguendo em direção a superfície, onde já cheguei tendo contrações nervosas e a vista escurecendo, por pouco não desmaiei em baixo dagua e seria morte certa.
    Abração. Shalom Adonai.

    Like

    • Obrigado pela rica contribuição meu querido Léo! Continue ouvindo o Senhor e testificando de suas maravilhas!
      Um grande abraço. Shalom!

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s